História

Primeira instalação (1977)

Primeira instalação (1977)

Contorno Sul - Leste (dias atuais)

Obras do Contorno Sul - Leste (início dos anos 1980)

Contorno Sul - Leste (dias atuais)

Metalpar – Indústria de Metais Paranaense Ltda iniciou as suas atividades em fevereiro de 1977, à rua Ângelo Cordeiro, no município de São José dos Pinhais (PR).

 

Ela nasceu do ideal do engenheiro metalúrgico Michio Nagai, imigrante japonês, em aplicar os seus conhecimentos técnicos em fundição de metais não-ferrosos, adquiridos em sua terra natal, em um momento que que o Brasil experimentava um vertiginoso processo de industrialização. A ele se juntaram os também imigrantes O. Chuman e A. Matsuo, originando-se assim uma empresa de capital nacional, porém com forte identificação nos valores da cultura japonesa.

 

Em 15 de janeiro de 1979, por ordem de desocupação do terreno, expedido pela Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, para o prolongamento da rua Ângelo Cordeiro, a empresa foi, forçosamente, ocupada a procurar outra área para sua instalação.

 

Com uma visão de futuro foi adquirido um terreno, na então área rural de São José dos Pinhais, próximo às obras do Contorno Sul – Leste, que à época apenas iniciavam. O Contorno Sul – Leste, quando pronto, permitiria um rápido acesso à Cidade Industrial de Curitiba (CIC), onde estava instalado o seu principal cliente e também os potenciais novos clientes.

 

Hoje, com as obras do Contorno Sul – Leste concluídas, a outrora área rural se consolidou como uma importante área industrial de São José dos Pinhais, com a instalação de inúmeras empresas que contribuem no desenvolvimento econômico e social do município.

 

A Metalpar foi uma das pioneiras a apostar no potencial da região e se orgulha em continuar fazendo parte deste desenvolvimento.